Foto: Victoria Debortoli (Diário)
Dois desmanches que funcionavam de forma irregular em Santa Maria foram fechados durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública na manhã desta quarta-feira. Os estabelecimentos ficam em Camobi, na RSC-287. O trecho da rodovia, entre as ruas Inácio Teixeira César e Anchieta, está bloqueado e deve ser liberado só no final da tarde.
A força tarefa, em parceria com a Polícia Civil, Brigada Militar, Detran e Instituto Geral de Perícias, apreendeu cerca de 100 toneladas de materiais, além de quatro armas longas que não possuíam registro. Um homem foi preso em flagrante e deve responder por posse irregular de arma de fogo. Os responsáveis pelos estabelecimentos devem responder a uma sanção administrativa.
- Todo o estabelecimento comercial que está em desacordo com a legislação, que é a homologação no Detran para constituir um Centro de Desmanche Veicular (CDV), são fechados, porque é ilegal vender peças na clandestinidade. É preciso abrir um protocolo e cumprir alguns requisitos. Esses desmanches foram uma demanda do Ministério Público de Santa Maria - explica o inspetor Anderson Campos.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para uma empresa siderúrgica para serem derretidos. O valor, em dinheiro, desses materiais será revertido para o Estado e utilizado para a compra de uniformes policiais e viaturas, conforme Campos.
BLOQUEIO NO TRÂNSITO
Os motoristas que trafegam pela RSC-287, entre os trevos da UFSM e da Base Aérea, precisam fazer um desvio enquanto o trecho estiver bloqueado. Para quem segue no sentido Camobi-Base Aérea, é preciso entrar na Rua Inácio Teixeira César até a Avenida João Machado Soares. Já para quem está no sentido contrário, pode pegar a avenida ou seguir pela Rua Anchieta.